Avançar para o conteúdo principal

Pequenos mas bons - Mamore de Borba Reserva Tinto 2016

Vinho Alentejano


No seguimento de uma petiscada de amigos, tive o privilégio de provar este grande vinho alentejano da Sovibor. O Mámore de Borba Reserva Tinto 2016 encantou pelas suas notas de eucalipto, conjugado com frutos vermelhos e chocolate. Na boca, revela corpo, taninos equilibrados e um final longo. Casou na perfeição com peças de caça, mas também pode acompanhar peixe no forno ou carne grelhada.  Pode adquiri este vinho por 6.65 €, vale o valor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Flash interview com Carlos Cabral, o maior comprador de vinhos do Brasil

Flash interview com Carlos Cabral, o maior comprador de vinhos do Brasil Por Rogerio Ruschel
O conhecido jornalista brasileiro Rogerio Ruschel fez uma entrevista exclusiva para seu blogue “In Vinho Viajas” com Carlos Cabral, diretor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, a maior rede varejista do Brasil, com mais de 1000 lojas. Cabral – também autor de seis livros, entre os quais o mais completo Dicionário do Vinho do Porto - comenta sobreos vinhos mais vendidos pela rede, entre os quais os portugueses. Papa Vinhos publica parte desta entrevista com exclusividade em Portugal. Com a palavra, Rogerio Ruschel.
O Grupo Pão de Açucar (GPA) é a maior rede varejista do Brasil, com mais de 2.000 pontos de venda, dos quais 1.000 lojas são da divisão GPA Alimentar e vendem vinhos nas redes Pão de Açucar (186 lojas), Extra (300), Minuto Pão de Açúcar (82), Mini Extra (183), Assai Atacadista (130 lojas) e Compre Bem. O grupo também opera um clube de vinhos, o Viva Vinhos Pão de Açúcar. O GPA ainda tem 9…

Curiosidades - Fermentação Alcoólica

Na fermentação alcoólica é a transformação de sumo de uva em vinho. As condições em que esta ocorre determinam a qualidade do vinho. Deixo de seguida algumas curiosidades: - A fermentação alcoólica é a transformação dos açúcares do mosto de uva, em álcool, através de micro-organismos designados de leveduras, em ambiente anaeróbio, provocando a libertação de dióxido de carbono e calor; - A fermentação alcoólica do vinho tinto acontece em contacto com a pelicula, enquanto o vinho branco sucede sem a pelicula, devido à exigência do consumidor, em preferir o vinho branco com cor cítricas, ora é na pelicula que encontramos os pigmentos que define a cor do vinho e o contacto prolongado com a pelicula traduzir-se-ia num vinho com um amarelo mais acentuado; - O tempo varia entre 7 e 50 dias, dependendo se o vinho desejado for suave ou seco respectivamente; - O controlo da temperatura é essencial na fermentação alcoólica, sendo para os tintos aconselhável decorrer entre os 25 – 30ºC, para se extr…

Crónica - Se a vinha fosse um país?

A dimensão do seu território seria o equivalente a 6 vezes a ilha de Malta, tendo em conta, que a área de vinha plantada em Portugal no ano de 2016, correspondia a 193 mil hectares. No entanto, as perspectivas indicam que a área de vinha plantada vai aumentar, devido à carência de produção em algumas regiões e ao potencial de crescimento do sector, deste modo, a área de vinha pode atingir a dimensão do Luxemburgo. A sua divisão administrativa seria complexa, rica e fruto da sua diversidade de microclimas, solos, histórias e tradições na produção de vinho, tendo cada uma o seu perfil próprio. As regiões a existir seriam 14, sendo elas, Vinho Verde, Trás-os-Montes, Porto e Douro, Távora-Varosa, Bairrada, Dão e Lafões, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, onde a maior região seria o Porto e Douro, seguida do Alentejo. De referir que a Região Demarcada do Douro é a mais antiga no Mundo. A capital do país seria a cidade do Porto, pela sua…