A nossa casa, é a melhor sala de provas.
O
principal temática neste blog, é a
internacionalização do vinho português, visto tratar-se de um processo “ chave”
para o crescimento do sector vitivinícola nacional.
Sempre
que viajo, levo a curiosidade de visitar wine shops, supermercados e restaurantes, na esperança de
encontrar vinho português nas prateleiras dos supermercados, ou nas cartas de
vinhos. Quando assim acontece, sinto orgulho nacionalista, dos países que já conhecem
os verdadeiros “néctares” produzidos em
Portugal. . .
No
entanto, o vinho francês e italiano, dominam os mercados internacionais, sendo
a notoriedade do vinho português ainda bastante reduzida. Exceptuam-se, o vinho do Porto, Mateus Rosé e o Gatão Rosé,
estas as mais conhecidas nos mercados externos.
A
descrição supra, leva-me muitas vezes a reflectir, o porquê de não encontrar outras referencias
do vinho português. O que se poderá fazer
para a internacionalização dos nossos vinhos,
e melhorar a sua notoriedade? É esta temática que gostava de deixar neste blog .
Quando
não somos conhecidos, o nosso foco, deve ser no quebrar da barreira do
desconhecido, através da promoção dos nossos produtos, evidenciado o que de
melhor se faz, e o que nos diferencia. Procurar entender as necessidades e os interesses dos
consumidores internacionais…
Recordando
uma regra dos tempos de jovem futebolista, a primeira defesa deve ser o
avançado, podíamos aplicar a mesma regra, á promoção dos nossos vinhos. A nossa
casa (o nosso pais, os nossos produtores, os nossos restaurantes, …) devem ser
os primeiros a difundir a oferta vínica, recebendo nas suas casas os seus
hóspedes (consumidores) com simpatia e qualidade, criando o desejo de voltar a
provar aquele vinho, aquele queijo, ….
O
sector do turismo português, vive tempos de glória, o reconhecimento
internacional é evidenciado com atribuição de prémios. O volume de turistas que procuram o país não pára
de aumentar. Todos aqueles, que tem o privilégio de visitar o nosso país,
deverão sair , com um sentimento de voltar, e recomendar aos amigos no seu pais, os produtos
portugueses.
É
por isso que a nossa casa deve ser a melhor sala de provas. Turistas ao saírem
do nosso pais com o desejo de voltar, e recomendar os nossos produtos, nos seus
países de origem. Cria-se uma oportunidade de “procura” de produtos portugueses,
cuja se traduz em exportações.
A
participação em feiras internacionais é importante, mas o contacto com o
consumidor final, a criação e fidelização do consumidor aos produtos
portugueses, é ainda mais relevante e crucial para o crescimento e
sustentabilidade das diversas actividades económicas, o que produzirá efeitos
positivos a médio longo prazo.
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