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Crónica – O vinho à volta do mundo

A nossa casa, é a melhor sala de provas.

O principal temática neste  blog, é a internacionalização do vinho português, visto tratar-se de um processo “ chave” para o crescimento do sector vitivinícola nacional.

Sempre que viajo, levo a curiosidade de visitar wine shops,  supermercados e restaurantes, na esperança de encontrar vinho português nas prateleiras dos supermercados, ou nas cartas de vinhos. Quando assim acontece, sinto orgulho nacionalista, dos países que já conhecem os verdadeiros “néctares”  produzidos em Portugal. . .

No entanto, o vinho francês e italiano, dominam os mercados internacionais, sendo a notoriedade do  vinho português  ainda bastante reduzida. Exceptuam-se,  o vinho do Porto, Mateus Rosé e o Gatão Rosé, estas as mais conhecidas nos mercados externos.

A descrição supra, leva-me muitas vezes a reflectir,  o porquê de não encontrar outras referencias do vinho português.  O que se poderá fazer para a internacionalização dos nossos vinhos,  e melhorar a sua notoriedade? É esta temática  que gostava de deixar neste blog .

Quando não somos conhecidos, o nosso foco, deve ser no quebrar da barreira do desconhecido, através da promoção dos nossos produtos, evidenciado o que de melhor se faz, e o que nos diferencia. Procurar entender  as necessidades e os interesses dos consumidores internacionais…

Recordando uma regra dos tempos de jovem futebolista, a primeira defesa deve ser o avançado, podíamos aplicar a mesma regra, á promoção dos nossos vinhos. A nossa casa (o nosso pais, os nossos produtores, os nossos restaurantes, …) devem ser os primeiros a difundir a oferta vínica, recebendo nas suas casas os seus hóspedes (consumidores) com simpatia e qualidade, criando o desejo de voltar a provar aquele vinho, aquele queijo, ….

O sector do turismo português, vive tempos de glória, o reconhecimento internacional é evidenciado com atribuição de prémios. O  volume de turistas que procuram o país não pára de aumentar. Todos aqueles, que tem o privilégio de visitar o nosso país, deverão sair , com um sentimento de voltar, e  recomendar aos amigos no seu pais, os produtos portugueses.

É por isso que a nossa casa deve ser a melhor sala de provas. Turistas ao saírem do nosso pais com o desejo de voltar, e recomendar os nossos produtos, nos seus países de origem. Cria-se uma oportunidade de “procura” de produtos portugueses, cuja se traduz em exportações.


A participação em feiras internacionais é importante, mas o contacto com o consumidor final, a criação e fidelização do consumidor aos produtos portugueses, é ainda mais relevante e crucial para o crescimento e sustentabilidade das diversas actividades económicas, o que produzirá efeitos positivos a médio longo prazo. 

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