Avançar para o conteúdo principal

Flash interview com o Presidente da C.M. Reguengos de Monsaraz, José Calixto

Da esquerda para a direita: Hugo Garcia, José Calixto


Desde os tempos de juventude que contacta com a realidade dos vinhos da Região. Hoje, como Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, tem procurado construir condições que permitam elevar, dar visibilidade e afirmar os Vinhos e o Enoturismo da Região, tanto em território nacional, como além-fronteiras, contribuindo deste modo para o desenvolvimento da economia local.
Através de uma participação ativa na sociedade civil, acumula com o cargo de Presidente da Câmara Municipal, cargos cruciais e estratégicos para afirmação da Região, tais como:
 - Presidente da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central;
 - Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo;
 - Presidente da ATLA - Associação Transfronteiriça Lago Alqueva;
 - Presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho;
 - Vice-Presidente da AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo;
 - Membro Efetivo do Conselho Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos (www.uclg.org), em representação de Portugal;
 -Membro do Conselho Geral da ANMP – Associação de Municípios Portugueses do Vinho;

José Calixto


1 - O que é para si um bom vinho?
Classificar um bom vinho é algo muito abrangente, mas defino como regra basilar, que um bom vinho é aquele que nos proporciona boas emoções. O bom vinho é aquele que se adapta e casa bem com cada momento, é aquele que nos permite disfrutar da companhia de amigos e familiares.

2 – Qual a sua paixão/encanto no mundo dos vinhos?
Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, tenho a responsabilidade e a oportunidade de acrescentar valor, com a finalidade de defender, promover e afirmar os vinhos da região.
Recordo-me bem dos meus tempos de juventude em que ia com o meu pai para uma adega local e tive o privilégio de contactar com o mundo dos vinhos.
Na realidade, desde que nasci que os vinhos fazem parte da minha vida, não apenas pela ligação do meu pai ao mundo do vinho, mas também por ter sido criado numa das maiores Regiões vitivinícolas de Portugal.

3 - Qual a estratégia da C.M. de Reguengos de Monsaraz para afirmação e crescimento dos vinhos/enoturismo da Região no mercado nacional e externo?
Há 12 anos foi definida uma estratégia a 20 anos para o concelho, nessa estratégia foram apontados alguns eixos fundamentais para o desenvolvimento da economia local, nomeadamente:
- Enoturismo;
- Viticultura;
- Turismo rural.
Para a concretização destes 3 eixos, o Município procura ter uma postura ativa junto das entidades competentes, tais como: Entidade Regional de Turismo do Alentejo, C.V.R do Alentejo e Agência de Promoção Externa do Alentejo.
O Município de Reguengos de Monsaraz tem estrategicamente aproveitado um conjunto de valências e sinergias existentes no Concelho que potencializam o Enoturismo e os produtos da região, onde se destacam o reconhecimento de Monsaraz como uma das 7 Maravilhas de Portugal, assim como um dos maiores projetos alguma vez construído em Portugal, a Barragem do Alqueva, considerado o maior reservatório de água artificial da Europa.
Em 2015, Reguengos de Monsaraz teve o privilégio de ser galardoado com o título de Cidade Europeia do Vinho, o que potenciou a abertura de um leque de oportunidades nos mercados internacionais.
Atualmente está a trabalhar num projeto que visa ativar a marca “Reguengos de Monsaraz Capital do Vinho em Portugal”, procurando diferenciar e dar um selo de garantia de qualidade ao Enoturismo e ao Vinho da região.

4 – Na sua opinião o que diferencia os vinhos de Reguengos de Monsaraz dos restantes?
Devemos destacar a qualidade confirmada pela longa história e tradição que a sub-região tem tido na produção de vinho, e atestada pelos inúmeros prémios ganhos pelos vinhos nos concursos internacionais.
A excelente organização por parte dos produtores na definição da sua estratégia comercial, nos trabalhos de campo e no ciclo produtivo, traduz-se na criação de um vinho com personalidade e com uma grande história para contar.
Por último, devemos ainda realçar a estreita cooperação entre a Câmara Municipal, os Produtores e a Universidade de Évora, que tem permitido o desenvolvimento e aquisição de conhecimento, refletindo-se no aumento da qualidade dos Vinhos.

Quero agradecer ao Exmo. Senhor. Presidente José Calixto pela sua disponibilidade e simpática em participar na iniciativa do blog, como pela recepção na Câmara Municipal. Gostaria de estender também o agradecimento à sua equipa pela sua colaboração e ajuda, de modo a tornar a entrevista possível. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Curiosidades - Pesgar a Talha

A talha é um pote de barro, com uma estrutura porosa pelo que se impõe a necessidade de impermeabilização do seu interior. A sua impermeabilização é uma técnica ancestral, e que ainda hoje resiste, passa por untar o interior da talha com resina de pinheiro, denominada de pez louro, à qual se pode adicionar alguns outros produtos naturais (mel, azeite, ..) conforme a receita do pesgador, profissão hoje praticamente extinta. A pesgagem para além da impermeabilização, permite uma conservação apropriada para o vinho e uma cozedura do vinho, que se podem traduzir num vinho de elevada qualidade. A pesgagem das talhas, ou seja, o revestir o seu interior com pez louro, é sempre uma operação que implica o trabalho de várias pessoas e dura uma grande parte do dia, pelo que, sendo muito rara nos dias que correm, é vista como um acontecimento a merecer celebração. Aproveito para deixar um pequeno video do Esporão, onde é possível visualizar um pouco do processo: https://www.youtube

Provas – Pequenos mas bons.

Um brilhante Alvarinho Alentejano , produzido pelo Herdade das Servas em Estremoz , que encanta pelo seu amarelo palha como cor, pelos seus aromas a fruta branca e tropical, acentuadas pelo calor alentejano. Na boca revelando corpo e persistência em cada golo. Representado uma excelente opção para massadas de peixe e carne grelhada. Custado ao consumidor 11.99 €.

Flash interview com Mariana Salvador enóloga da Herdade da Comporta

Tudo começa em Lisboa com a decisão do Mestrado em Viticultura e Enologia no ISA. Desde então não me vejo a trabalhar noutra área. A produção de vinhos é um desafio e aprendizagem constantes que envolve dedicação e experiencias num dia a dia entre a vinha e a adega. O objectivo máximo é a partilha, com a nossa equipa, amigos, colegas enólogos e obviamente o consumidor de um modo geral - e talvez seja este o maior desafio – partilhar e exprimir o que fazemos. 1 - O que é para si um bom vinho? Um bom vinho é aquele que nos apetece beber num determinado momento. Gosto de vinhos desafiantes e pouco óbvios mas obviamente equilibrados em todas as suas sensações. Um bom vinho tem de nos dar prazer. 2 - Quando está a beber um vinho que variáveis/características a fazem desfrutar daquele momento? De uma forma mais técnica, todas as variáveis organolépticas do próprio vinho, cor, aroma, sabor, textura e claro a sua harmonização com a refeição que acompanha. Por outro lad