Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal pelas Adegas – Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões Parte I

Península de Setúbal
Edifício principal da Cooperativa 

Na tarde do dia 28 de Maio, fui recebido gentilmente pelo Eng. Jaime Quendera, Enólogo e Gerente na Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões.
A Cooperativa Agrícola de Santo Isidoro de Pegões, actualmente é o maior produtor de vinhos da Península de Setúbal, representado 33% da conta de mercados, relativamente aos vinhos da região.
O seu contributo para o mundo dos vinhos, nasceu em 1958, por mãos de ex-colonos, que se implementaram na região, e decidiram recomeçar a sua vida, através da plantação de vinha e produção de vinho. No entanto, tudo isto só foi possível, graças à generosidade do grande proprietário rural e industrial de cerveja José Rovisco Pais, que foi crucial na recepção e integração destes ex-colonos na região. Na ausência de herdeiros, José Rovisco País, deixou a estes ex-colonos 830 hectares, que possibilitaram a plantação de vinha e a construção de uma adega para transformação das suas uvas.
Hoje em dia muitos dos seus trabalhadores, são descendentes dos primeiros ex-colonos, o que revela a importância social e económica da instituição na localidade de Pegões.

Península de Setúbal

Península de Setúbal
Museu sobre a sua história 

Península de Setúbal
Actuais trabalhadores descendentes de ex-colonos 

A sua riqueza histórica, construída pela gentes da sua terra, reflecte-se na qualidade dos seus vinhos. Nos últimos anos, a empresa procurou conjugar  tradição com inovação, percebendo que só deste modo é possível elevar o bom nome da adega e atingir o sucesso. 
A empresa conta com um museu nas suas instalações, onde pode viajar pela sua história.

Península de Setúbal

Península de Setúbal

Península de Setúbal
Montra dos primeiros vinhos da Adega

Península de Setúbal

Península de Setúbal
Montra de quase todos os vinhos produzidos pela adega 
Há mais para contar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Curiosidades - Pesgar a Talha

A talha é um pote de barro, com uma estrutura porosa pelo que se impõe a necessidade de impermeabilização do seu interior. A sua impermeabilização é uma técnica ancestral, e que ainda hoje resiste, passa por untar o interior da talha com resina de pinheiro, denominada de pez louro, à qual se pode adicionar alguns outros produtos naturais (mel, azeite, ..) conforme a receita do pesgador, profissão hoje praticamente extinta. A pesgagem para além da impermeabilização, permite uma conservação apropriada para o vinho e uma cozedura do vinho, que se podem traduzir num vinho de elevada qualidade. A pesgagem das talhas, ou seja, o revestir o seu interior com pez louro, é sempre uma operação que implica o trabalho de várias pessoas e dura uma grande parte do dia, pelo que, sendo muito rara nos dias que correm, é vista como um acontecimento a merecer celebração. Aproveito para deixar um pequeno video do Esporão, onde é possível visualizar um pouco do processo: https://www.youtube

Provas – Pequenos mas bons.

Um brilhante Alvarinho Alentejano , produzido pelo Herdade das Servas em Estremoz , que encanta pelo seu amarelo palha como cor, pelos seus aromas a fruta branca e tropical, acentuadas pelo calor alentejano. Na boca revelando corpo e persistência em cada golo. Representado uma excelente opção para massadas de peixe e carne grelhada. Custado ao consumidor 11.99 €.

Flash interview com Mariana Salvador enóloga da Herdade da Comporta

Tudo começa em Lisboa com a decisão do Mestrado em Viticultura e Enologia no ISA. Desde então não me vejo a trabalhar noutra área. A produção de vinhos é um desafio e aprendizagem constantes que envolve dedicação e experiencias num dia a dia entre a vinha e a adega. O objectivo máximo é a partilha, com a nossa equipa, amigos, colegas enólogos e obviamente o consumidor de um modo geral - e talvez seja este o maior desafio – partilhar e exprimir o que fazemos. 1 - O que é para si um bom vinho? Um bom vinho é aquele que nos apetece beber num determinado momento. Gosto de vinhos desafiantes e pouco óbvios mas obviamente equilibrados em todas as suas sensações. Um bom vinho tem de nos dar prazer. 2 - Quando está a beber um vinho que variáveis/características a fazem desfrutar daquele momento? De uma forma mais técnica, todas as variáveis organolépticas do próprio vinho, cor, aroma, sabor, textura e claro a sua harmonização com a refeição que acompanha. Por outro lad