![]() |
Cave de estágio de vinhos |
A manhã do dia 14 de Julho foi dedicada a conhecer a Adega da Cartuxa, em Évora, pertencente à Fundação Eugénio de Almeida. Na Quinta de Valbom, foi gentilmente recebido pela Coordenadora do Enoturismo da quinta, Eunice Amaro e pela sua equipa.
Na Quinta de Valbom, antiga casa de repouso de Jesuítas no séc. XVI e XVII, o visitante é levado, a entrar pela história e tradições das gentes alentejanas na produção de vinho, enriquecedida com a visão e a estratégia do fundador do projecto, Vasco Maria Eugénio de Almeida, para o desenvolvimento económico e social da região do Alentejo.
![]() |
Edifício central da Adega |
Vasco Maria Eugénio de Almeida, caracterizado por ser um homem com grande coração e com visão estratégica para os negócios, sempre focou as suas sinergias no desenvolvimento económico da sua região, sendo a partir desse foco que nasce o projecto Adega da Cartuxa, com vista a criar uma adega no Alentejo de referência nacional e internacional, presando pela excelência e qualidade dos seus vinhos.
No entanto, a sua visão, ia além de questões empresarias/industrias, pois o seu real foco estava na tradução desse desenvolvimento economico, na melhoria das condições de vida da populaão no Alentejo.
Podemos afirmar que a Adega da Cartuxa nasce com o intuito de contribuir para o desenvolvimento económico e social da região do Alentejo.
Na ausência de descendentes directos de Vasco Maria Eugénio de Almeida, nasce a Fundação Eugénio de Almeida, para dar seguimento à estratégia do seu fundador para o desenvolvimento económico e social da região do Alentejo.
Breves notas:
- A Adega da Cartuxa foi fundada na Quinta de Valbom, hoje em dia este espaço, é dedicado a visitas devido à sua riqueza histórica e ao estágio de vinhos, a produção foi deslocada para a Quinta dos Pinheiros em Évora;
Túneis de estágio |
Entrada para a sala de estágio das barricas |
Talhas decorativas |
- 1759, por ordem do Marquês de Pombal os Jesuítas são expulsos de Portugal e a propriedade passou a pertencer ao Estado;
- 1776, a Adega da Cartuxa, começa a funcionar como um importante lagar de vinho que absorvia a produção vitivinícola da região, foi adquirida no século XIX pela família Eugénio de Almeida;
- 1940, o fundador do projecto herda uma das maiores fortunas de Portugal;
- 1963 - ano em que nasce a Fudação Eugénio de Almeida;
- 1975, fica marcado pelo falecimento de Vasco Maria Eugénio de Almeida;
- O nome Cartuxa, provêm da proximidade com o Mosteiro da Cartuxa;
- 40 % dos lucros da empresa revertem para apoios/patrocínios sociais;
Comentários
Enviar um comentário